Contagem Regressiva

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Esquiando em El Colorado e CURVAS, CURVAS e mais CURVAS

Segundo post do dia, referente ao dia de hoje 06-08-13 - Terça-feira

Hoje, pegamos o carro e nos arriscamos a subir a montanha para esquiar em El Colorado. O plano inicial era ir primeiro em Farellones. Ao subir, fica a dica:

- no KM 4 da montanha tem uma loja chamada KM4 com uma bandeira do Brasil. Lá tem muitos turistas com suas vãs de turismo alugando equiapamentos (eskis de neve, botas, óculos, luvas e etc...). O preço realmente saiu barato em comparação com alugar lá em cima. E se você alugar por mais de um dia, eles fazem um preço promocional muito mais em conta. Recomendo que parem por lá caso pretendam esquiar.

Chegamos a Farellones e para nossa surpresa não havia quase nenhuma neve e sim pistas com muito gelo. Como estavamos de carro decidimos ir até EL Colorado que se mostrou com um aspecto muito melhor.

IMPRESSÕES de EL COLORADO:
Quando chegamos, começou a nevar mas foi por pouco tempo e bem pouco. As pistas estavam com neve porém aquele tipo de neve dura em que você acaba pegando muita velocidade e se esforçando demais no Zig-Zag. A estação é na base, com os teleféricos te levando para as pistas. Havia mais pistas de principiantes porém abaixo da estação, estavam fechadas por ter nevado pouco.

Prós: As pistas de principiantes são bem largas, ideal para quem quer aprender o zig-zag no esqui ou snowboard. Porém tudo vai depender da qualidade da neve e isso vale para qualquer estação de esqui. Se nevou no dia anterior, tudo será melhor.

Contra: Verdade seja dita, dirigir até lá é algo inconveniente, principalmente se levarmos em contra que em Bariloche existe um onibus em que você paga 8 reais e te deixa na estação Cerro Catedral. Mas o ponto contra de verdade é que não há mirantes ou bases mais no alto da montanha. Os teleféricos apenas sobem, pois lá só desce pela montanha esquiando. É bom lembrar que isto não ocorre no Cerro Catedral pois existem outras bases pela montanha e você pode pagar um passe mais barato para "peatones" (pedestres) para ir até ao mirante ou apenas subir a montanha em bases mais altas para ver neve de verdade ou curtir a paisagem.

Dica: Em relação a El Colorado e Farellones, a impressão que fica é caso você já saiba esquiar não vai perder a viagem, pois poderá experimentar pistas novas, com novos trajetos e paisagens. Apesar de que chegar lá, não é facil (caso esteja dirigindo) e não é barato (caso queira pagar por uma van dessas que fazem esse serviço de fretamento). Mas em questão de infraestrutura, creio que seja melhor optar por Cerro Catedral.

DICA do "Jeitinho BRASILEÑO", 

Caso esteja aprendendo a esquiar, não compre o ticket. Aprende o máximo que puder pela manhã e compre o ticket de meio dia a partir de 13hs, caso queira brincar mais. E se estiver 2 ou 3, ou mais, compre apenas 2 tickets apenas (no caso, em El colorado se chamam Ski Pass) e reveze com as outra pessoas da sua viagem caso elas queiram subir nos teleféricos. Isto porque o passe é caro mas nada te proíbe de você comprar um ou dois passes e usarem 5 pessoas.

Amanhã, está previsto chuva aqui em Santiago e neve por lá em El Colorado e Farellones. Talvez repitamos a dose pra ver se melhora. E ainda iremos visitar e esquiar em Valle Nevado, então sobre lá, a impressão talvez seja outra.

DIRIGIR PELA MONTANHA!
Não é fácil mas não é impossível. Obedeça o limite de velocidade. Apesar de você poder alcançar uns 50km com facilidade na subida e descida, não abuse muito além disto. A velocidade sugerida pelas placas é 40Km. As curvas não são impossíveis mas realmente é um pouco pior que a Serra das Arras no trajeto São Paulo-Rio de Janeiro. Muito cuidado, na descida pois o carro tende a ganhar velocidade facilmente e é necessário controle da velocidade para não fazer besteira.

IMPORTANTE: Existem vacas, isso mesmo, vacas que podem estar na estrada no meio da subida ou descida. Tenha cautela!

Dirigindo em SANTIAGO!
Um fato chato e desconfortável é você estar numa Rua, avenida ou estrada e não saber o limite de velocidade dela. Outro fato incômodo é você estar na velocidade correta solicitada pelas sinalização e ver várias pessoas passando por você em velocidade superiores. Daí você fica com aquela duvida se tem ou não radar, se você pode ir naquela velocidade e etc...
Fica a dica: Respeite o limite das placas que você encontrar e não se preocupe com a pessoa atrás de você doida pra te ultrapassar pois uma coisa é se aborrecer nosso pais com batidas e multas, outra coisa é você se aborrecer em outro pais com esses problemas.

Mafia da industria de Esqui:
Essa parte é pra comentar um pouco como um esporte simples acaba virando um esporte para ricos. A montanha é um bem da natureza, mas mesmo assim para você aproveitar, você tem que pagar caro. Acho um absurdo contratar um professor de esqui que vai te enrolar o tempo todo e no final você não vai saber esquiar nada, e vai ter pago os olhos da cara. Os tickets (passes para montanha) são bem caros para aquilo que eles oferecem. E por fim a mafia do transporte para montaha. Logo, tudo se resume a estas 3 máfias que fazem um esporte bacana, ficar elitizado.

Fim do Dia:

Flagramos um protesto de estudantes com a policia (carabineiros). A policia atirou com canhão de água, o que nesse frio em Santiago, equivale-se a uma bala de borracha no Rio de Janeiro. O Clima está tenso aqui nessa região. Depois procuro noticias sobre o manifesto e posto no blog.

Fotos do dia:

Pronto para Batalha!

Carabineiros usando "balas de borracha chilenas" nos estudantes! Absurdo!



Pistas de El Colorado

El Colorado

Farellones

Nenhum comentário:

Postar um comentário