Contagem Regressiva

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mudança de Planos --> Zoológico Nacional do Chile, Funicular e Cerro de San Cristobal

Vamos começar pelas curiosidades notadas no Chile:
CAFETERIAS:
Aqui no Chile existem várias cafeterias pelas ruas. É realmente estranho para nós brasileiros que por mais que gostemos de café, não temos tantas lojas nas ruas. De certa forma, creio que é por causa do frio desta região. Seria o similar a andar pelo centro do Rio e olhar vários bares, aqui em Santiago, seriam cafeterias.

Mas muito cuidado! Nem todas as cafeterias vendem apenas café. Algumas seriam similar, no Brasil, a casa da luz vermelha, zona, inferninho entre outros nomes.

Aí o café é coado em calcinha, hermano!

CACHORROS:
Aqui em Santiago existe muito cachorro na rua. Isso é uma faca de dois gumes.
Por um lado é bom, porque mostra que a população gosta do animal e convive com o mesmo sem nenhuma rejeição. Afinal de contas, uma pais desenvolvido como o Chile, poderia facilmente retirar os cachorros das ruas, mas não o fazem. É muito bacana ver lojas com potinhos de comida e água no chão para os cachorros de rua.
Por outro lado, são muitos cachorros cruzando ruas, correndo atrás de carros em movimento, e muitas das vezes, vão parar em lugares que você não sabe como ele chegou até lá. Vimos cachorros no cume do Cerro de Santa Lucia e também no Cerro de San Cristobal. Como o cachorro foi para lá? Não sei. Mas o angustiante é saber como ele vai fazer para descer de lá e comer alguma coisa. Vimos cachorros no rio que corta a cidade próximo ao mercado central, e só para ilustrar segue a foto abaixo:
Como os cachorros vão parar ai embaixo? E como saem daí?
E outra observação é grande numero de cartazes de cães perdidos nos postes. O que nos leva a pensar
se todos esses cachorros de rua já tiveram um dono e o que houve entre eles para o amável animal estar hoje na rua.


Chilenos e Cigarros:
A combinação de frio e o calor do cigarro é uma arma fatal. Os chilenos fumam DEMAIS. Não é raro andar pelo centro de Santiago e ver na portaria dos prédios, grandes de grupos de pessoas que por não poderem fumar dentro do edifício, se reúnem na rua para tragar seu veneno. E andando pelas ruas, observei também muitos jovens fumando. E fica a dica: Se você não fuma, e tem alergia ou passa mal com o tabaco perto de você, prepare-se para fugir dos fumantes porque estão em todo lugar e pouco respeitam aos demais seres humanos ao redor. Aqui o cancêr devido ao cigarro deve ser a morte mais recorrente.
Esse deve ser chileno!

Loja de "Tudo por 1,99" Chilena
Isso mesmo! Sabe aquelas lojas de R$ 1,99 do Brasil? Aqui é uma rede de lojas chamada Just Price. O valor 390 pesos corresponderiam aos nossos R$ 1,99 segundo a cotação mais atual.




Agora sobre a programação do dia: O planejamento inicial era Valle Nevado mas foi modificado já que uma pedra apareceu no nosso caminho.

Acordamos tarde com toda a preguiça que só o frio pode proporcionar e fomos caminhando e explorando a cidade até chegar base do Cerro de San Cristobal. Lá decidimos subir ao Zoologico a pé. Digo isto porque você pode pegar o funicular na subida e parar no Zoologico também. Dentro do Zoo, foi só alegria. Os animais estavam de bom humor e bastante exibidos. Tiramos diversas fotos com todas as espécies disponíveis por lá. Segue algumas fotos:






Obs: Uma coisa ruim deste zoológico é que por ele ser em uma montanha, ele é inclinado demais, dificultando o passeio para quem tem problemas para se locomover. Sem falar que o chão não é regular. Se estiver passeando com um cadeirante ou idoso, não recomendo o passeio, até porque existem zoológicos melhores Brasil.

E por fim fomos ao "cumbre" (cume) pois afinal de contas, em toda montanha:
SÓ O "CUMBRE" IMPORTA!
Pegamos o funicular no Zoologico mesmo e subimos.


Lá em cima, além do mirante, existe o Santuário de Imaculada Conceição. Lá pudemos agradecer todas as bençãos e livramentos desta viagem, e também contemplar toda a cidade de Santiago.
Segue algumas fotos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário